Estado rebaixa mais 12 municípios do Oeste Paulista para a fase vermelha da flexibilização da quarentena

Início » Blog » Estado rebaixa mais 12 municípios do Oeste Paulista para a fase vermelha da flexibilização da quarentena

O governo do Estado de São Paulo anunciou na tarde desta sexta-feira (19) o retrocesso dos municípios vinculados ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília para a fase vermelha do plano de flexibilização da quarentena.

A medida afeta diretamente 12 cidades da Nova Alta Paulista que integram a região de Presidente Prudente e que, até então, estavam na etapa laranja. São elas:

  • Adamantina
  • Flórida Paulista
  • Inúbia Paulista
  • Lucélia
  • Mariápolis
  • Osvaldo cruz
  • Pacaembu
  • Parapuã
  • Pracinha
  • Rinópolis
  • Sagres
  • Salmourão

Com o rebaixamento, apenas os serviços considerados essenciais poderão funcionar na segunda-feira (22).

Entre os indicadores que justificaram a mudança de fase do plano de reabertura econômica, estão a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o aumento do número dos casos de contaminação pela Covid-19.

Os comércios de rua e shoppings deverão fechar a partir da próxima segunda-feira (22).

Também nesta sexta-feira (19) foi rebaixada para a fase vermelha a região do Vale do Ribeira.

Com isso, além das regiões de Marília e do Vale do Ribeira, o Estado passa a ter na fase vermelha as áreas sob influência de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.

Os 44 municípios vinculados ao DRS com sede em Presidente Prudente já estão na fase vermelha desde a última segunda-feira (15).

Agora, todas as 56 cidades do Oeste Paulista passam a integrar a etapa mais restritiva do plano de flexibilização, que não permite o funcionamento do comércio.

“Nós tínhamos na semana anterior que está vigente até agora, a regiões de Prudente, Ribeirão Preto, e Barretos no vermelho, e o restante do Estado no laranja. A região de Marília e a região de Registro tiveram um aumento de internações significativo. Ou seja, na região de Marília aumentou 51% e na região de Registro 67% o número de internações. Isso aponta para a possibilidade de um excesso para o sistema de saúde, excesso de casos graves precisando internação. Por isso, essas duas regiões neste momento estão classificadas no vermelho. Elas retrocederam em relação à situação do período anterior”, explicou o coordenador do Centro de Contingência Covid-19, Carlos Carvalho.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, avaliou que o Plano São Paulo tem dado resultado quando faz o endurecimento e citou a região de Presidente Prudente. “A gente pode verificar a região de Prudente, região de Ribeirão Preto e a região de Barretos já com uma melhora referente à semana passada. Nós tivemos que fazer um endurecimento e elas já apresentam uma tendência de melhora, que vai se consolidar ou não na próxima sexta-feira, quando o governador João Dória anunciar o avanço do Plano SP”, disse.

Vinholi também falou sobre os municípios que fazem uma “flexibilização maior” do que o Plano São Paulo indica. “[As regiões] acabam tendo também indicadores piorando, o que aconteceu no caso de Marília e também de Registro”, completou.

O secretário de Desenvolvimento Regional ressaltou ainda que o número de internações é um dos parâmetros com maior peso e isso levou ao “fechamento para a fase vermelha”. Porém, ele frisou que o Estado atuou durante este período de 8 a 18 de junho.

“O Estado aumentou a capacidade hospitalar das duas regiões. Já tivemos 41 respiradores distribuídos, somando a mais 20 novos respiradores que vão ser distribuídos ainda nesse fim de semana para Marília e Assis. Nós vamos ter aumentado 55% da capacidade hospitalar da região de Marília, ao mesmo tempo em que a gente endurece determinando isolamento social, a gente apoia aumentando a capacidade hospitalar para que ninguém fique sem atendimento”, salientou Vinholi.

Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores levaram em conta a relação do número de leitos hospitalares, principalmente os de Unidades de Terapia Intensiva, com o número de pessoas infectadas pela Covid-19.

  • Na fase vermelha, não será permitida a abertura do comércio.
  • Na fase laranja, será permitida a abertura do comércio com restrição.
  • Na fase amarela, será permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições.
  • Na fase verde, será permitida a abertura do comércio, ainda com algumas restrições.
  • na fase azul, será permitida a abertura total do comércio, sem restrições.

G1/Prudente
15:41:03

BETOMIX manutenção
Todo dia Serv Festa
Quitanda do Mário
JV MOTORS
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias