Quase cinco toneladas de drogas e 107 armas de fogo foram retiradas de circulação pelo 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) em três anos de atuação no Oeste Paulista. Desde sua inauguração, em 11 de abril de 2019, as equipes prenderam 825 pessoas envolvidas com crimes diversos.
De acordo com dados do 8º Baep, do total de prisões, 590 foram pessoas detidas em flagrante por crimes diversos. O número ainda é composto por 235 cumprimentos de mandados e pela apreensão de 73 adolescentes.
Sobre as prisões, os crimes que predominam são relacionados ao tráfico de drogas. De acordo com o major Marcelo Moura Leite, comandante interino do 8º Baep, “a droga tem circulado com bastante frequência nas mais diversas localidades”.
“Nós temos notícias de tráfico de drogas em cidades com 1.500 habitantes, por exemplo. Então, o crime mais prático no Estado de São Paulo, no Brasil, é relacionado ao tráfico, infelizmente, embora haja uma certa severidade na aplicação da lei, isso ainda não é o suficiente para fazer a contenção desse tipo de delito na sua prática e na sua substituição, porque você prende o traficante e aparecem outros para ocupar aquele lugar”, explicou ao g1 o major Marcelo Moura.
G1/Prudente
17:40:03