Em pouco mais de um ano, mal súbito mata 322 pessoas na região

Início » Blog » Em pouco mais de um ano, mal súbito mata 322 pessoas na região

A maioria dos atendimentos realizados no Oeste Paulista por equipes do 14º Grupamento de Bombeiros (GB), com sede em Presidente Prudente (SP), se refere a emergências clínicas. Em 2019, de um total de 17.673 atendimentos da Unidade de Resgate, 8.687 são deste grupo de ocorrências. De 1º janeiro de 2020 até 17 de março deste ano foram 1.799 emergências clínicas, de um total de 3.521 atendimentos.

O mal súbito, um dos tipos de ocorrências do grupo de emergências clínicas, lidera os índices do 14º GB, inclusive os de acidentes de trânsito.

  • Em 2019: 4.053 atendimentos a acidentes de trânsito e 4.572 vítimas atendidas;
  • Em 2019: 7.311 atendimentos a mal súbito e 7.266 vítimas atendidas.
  • Neste ano, até 17 de março: 680 atendimentos a acidentes de trânsito e 780 vítimas;
  • Neste ano, até 17 de março: 1.546 atendimentos a mal súbito e 1.541 vítimas.

Os números também são maiores quando se fala em óbitos:

  • Em 2019: 264 mortes por mal súbito contra 44 por acidentes de trânsito
  • De janeiro a 17 de março de 2020: 58 mortes por mal súbito contra 3 por acidentes de trânsito

(Todos os índices você pode conferir nas tabelas disponíveis no final da reportagem.)

Em grande parte destes atendimentos é realizado um importante procedimento para manter a vítima viva: a Reanimação Cardio Pulmonar (RCP), conhecida também por “Massagem Cardíaca”.

A manobra de RCP visa garantir a circulação do sangue através do bombeamento manual do coração, fazendo com que os órgãos vitais do corpo continuem recebendo oxigênio até o restabelecimento da respiração e dos batimentos cardíacos, conforme explicou ao G1 o tenente Marcos Antônio Machado Júnior.

Vários são os fatores que podem desencadear uma Parada Cardiorrespiratória (PCR), entre eles um Acidente Vascular Cerebral (AVC), um Infarto Agudo do Miocárdio, uma crise convulsiva ou choque glicêmico (hiper/hipo), além de traumas, ou seja, lesões sofridas em razão de impacto violento, como quedas ou acidentes de trânsito.

De acordo com o oficial, “quando uma vítima estiver em PCR, ela estará inconsciente, sendo imprescindível que outra pessoa a socorra para que ela tenha chances de sobreviver”.

“Cada segundo é crucial nesse momento. Portanto, quanto mais a população for capaz de realizar este procedimento até a chegada do resgate, maiores serão as chances de conseguir reverter o quadro da vítima”, declarou ao G1 o tenente Machado.

Ainda conforme o oficial, “os primeiros socorros são tão importantes quanto o atendimento médico especializado”. “Que possamos despertar cada vez mais o interesse e a vontade em ajudar para o bem de todos”, afirmou.

Conhecimento nunca é demais, ainda mais quando ele pode ajudar a salvar pessoas. E diante de uma “preocupação” em mitigar o número de atendimentos, os bombeiros sempre realizam ações preventivas e educativas como palestras, orientações ao público (panfletagens), campanhas, entre outras, e também explica como proceder na RCP.

O 14º GB atende 54 municípios na região de Presidente Prudente. Os índices de ocorrências na área vêm se mantendo estáveis nos últimos tempos apesar do crescimento urbano e populacional, conforme comentou ao G1 o tenente Machado.

G1
09:40:03
Agropecuária-COnfiança-1