Em nota, Abin pede apuração rigorosa na investigação da PF sobre Ramagem

Início » Blog » Em nota, Abin pede apuração rigorosa na investigação da PF sobre Ramagem

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou em nota divulgada na quinta-feira, 25, que é “a maior interessada na apuração rigorosa dos fatos”, referindo-se a operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) que teve como principal alvo o ex-diretor da agência e hoje deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Na nota, a Abin afirma que a atual gestão colabora há 10 meses com inquéritos da PF e do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre “eventuais irregularidades cometidas no período de uso de ferramenta de geolocalização”, entre 2019 e 2021. “A Abin é a maior interessada na apuração rigorosa dos fatos e continuará colaborando com as investigações.”

Já a entidade de classe dos profissionais da Abin, a União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) foi além, publicando nota em que critica a gestão da agência ser feita pelo que chamou de “atores exógenos politicamente condicionados”, referindo-se a Ramagem e ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) que o nomeou para o cargo.

No mesmo sentido da Abin, a Intelis também afirma que os profissionais de carreira são os maiores interessados “na apuração republicana sobre eventuais desvios ou mau uso das ferramentas de Inteligência”, e reforça que “a Inteligência de Estado tem que ser preservada do debate político-partidário”.

A investigação da PF apura a suposta formação de uma “organização criminosa” instalada na agência durante o comando de Ramagem.

O objetivo seria “monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas”, usando ferramentas de geolocalização de celulares sem a devida autorização judicial. Estadão Conteúdo

 

4 respostas

  1. Bolsonaro tentou implantar uma ditadura no Brasil. Não fosse Lula, o PT as instituições e forças democráticas, além da maioria da população o Brasil já erá. Teriamos virado um Irã sob o comando das Milícias, Pastores Evangélicos e do Centrão corrupto. Apenas imagine o que os Bolsonaristas falariam se o PT usasse a ABIN pra espionar 30 mil Gados pra descobrir até o tipo de Capim que eles comem. Como é que alguém pode imaginar que militares incapaz de produzir um prego podem administrar um País?

  2. Se Jair Bolsonaro soltar um ” pum ” a maioria da imprensa irá colocar em primeira página , que o mesmo está colaborando com o efeito estufa ou então prejudicado a camada de ozônio !
    É triste , mas tem que tratar estas notas com sarcasmo …

  3. Personal Trainer de Renan Bolsonaro foi monitorado por agentes da ABIN. Eles estavam tão ocupados que encontravam tempo para monitorar o namoradinho do 04. Mas o escândalo, o crime para os jornais é o presidente Lula querer exercer sua prerrogativa de nomear um membro do conselho da Vale empresa que foi doada à iniciativa privada na gestão FHC.

  4. ” Sarcasmo….. é Bolsonaro soltar um “pum” e milhares de patriotário querendo cheirar. “Todos falam mal de politicos. Dizem que eles não prestam mas eles não são de outro planeta. Vieram de pais brasileiros, famílias, escolas, igrejas forças militares, todas brasileiras. Eleitos por nossos votos. É melhor que nosso sistema pode produzir entra lixo sai lixo. “Como dizia Luiz Melodia quanto mais longe do circo mais eu encontro palhaços” Quando Jordy, Ramagem e outros trastes da extrema-direita sentindo a PF chegar perto clamam por direito a privacidade, imunidade parlamentar e, até, direitos humanos é porque a Papuda está mais perto!

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a