Em apenas cinco meses, Centro de Operações da Polícia Militar registra mais de 12,6 mil trotes ao telefone 190 no Oeste Paulista

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Empenhar equipes policiais a um chamado de emergência falso pode prejudicar quem realmente precisa de ajuda. Além disso, a prática pode gerar consequências penais para quem a comete. Apenas nos cinco primeiros meses de 2020, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do 8º Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), com sede em Presidente Prudente, onde são atendidas as ligações feitas ao telefone 190, constatou mais de 12,6 mil trotes.

Conforme informou ao G1 a Polícia Militar, de janeiro a maio de 2020, das 251.178 ligações atendidas pelo telefone de atendimento 190, 12.663 foram trotes, sendo 4.374 realizados por menores e 8.289 por adultos. Um deles, inclusive, realizado por um morador de Álvares Machado, foi no fim do mês passado e a autoria foi descoberta pela corporação.

“A utilização do telefone atendimento 190 como uma brincadeira pode causar sérios transtornos, pois as viaturas acabam, eventualmente, sendo direcionadas para o atendimento dos chamados, o que, por vezes, acarreta demora da chegada da Polícia Militar para quem realmente precisa dos serviços de polícia ostensiva e preventiva”, destacou a corporação ao G1.

De acordo com a lei nº 14.738, de 16 de abril de 2012, que dispõe “sobre medidas contra a prática de trotes telefônicos dirigidos aos órgãos que especifica”, o autor de solicitações inverídicas aos telefones da Polícia Militar (190), do Corpo de Bombeiros (193) e do Serviço de Ambulância (192) fica sujeito a multa de 67,21 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) – o que corresponde a R$ 1.855,66 – e demais sanções previstas na lei penal em vigência.

G1/Prudente
08:55:03

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