
Mais de 7.200 pessoas deixaram Mariupol, cidade portuária no sudeste da Ucrânia neste domingo (20). Ao todo, 7.295 saíram da região usando quatro corredores humanitários, disse a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk. Hoje, o conflito entre os dois países chega ao 25º dia.
Pelo Telegram, a ministra informou que 3.985 pessoas foram evacuadas de Mariupol para Zaporizhzhia, em ônibus e carros particulares. Conforme Vereshchuk, está previsto para esta segunda-feira (21) o envio de até 50 ônibus para evacuar outros moradores de Mariupol.
“Devido à violação do cessar-fogo, a evacuação de Borodyanka não ocorreu pelo segundo dia consecutivo”, diz o comunicado. Um comunicado divulgado por Kirilo Timoshenko, consultor do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, diz também que pelo menos 3.310 pessoas deixaram a região de Kiev.
A região, que faz fronteira com a Rússia e dá acesso ao Mar Negro, tem sido alvo de algumas das maiores ofensivas das forças russas. Na tarde de ontem (19), o governo ucraniano confessou ter perdido acesso ao mar de Azov, onde fica a cidade.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse que o cerco a Mariupol, cidade portuária estratégica no sudeste do país, será considerado um crime de guerra. UOL
20:30:16