Sim, crianças escutam tudo o que os adultos falam. Segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (24) na revista Child Development, crianças que ouviram alguém dizer palavras negativas sobre um determinado grupo de pessoas desenvolveram preconceitos ou opiniões negativas em relação a elas mesmo sem conhecê-las.
As 121 crianças de 4 a 9 anos que participaram do estudo realizaram atividades não relacionadas com o que adultos estavam falando, como desenhar ou brincar com brinquedos. Em determinado momento, uma vídeo-chamada entrou no ar e as pessoas passaram a falar dos personagens fictícios “Flurps” e “Gearoos”.
A mensagem negativa que algumas das crianças ouviram indiretamente era: “Esses Flurps/Gearoos são pessoas realmente ruins. Eles comem comida nojenta e usam roupas estranhas. A linguagem dos Flurps/Gearoos é muito feia.”
Imediatamente após ouvirem a mensagem, crianças de 7 anos ou mais expressaram atitudes mais negativas em relação ao grupo constituído em comparação com crianças que não ouviram nenhuma mensagem negativa.
“Elas foram entrevistadas novamente duas semanas depois e ainda mostravam um viés negativo em relação a esses grupos”, disse a autora do estudo Emily Conder, doutoranda no Departamento de Psicologia e Desenvolvimento Humano da Universidade Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos.
“Crianças estão sempre tentando categorizar as pessoas. Nessa idade, é normal que as elas tachem outras pessoas com base na cor da pele, roupas e outros fatores para entender o mundo ao seu redor”, disse Conder.
CNN
11:15:01