Como misterioso pedaço de foguete na Lua traz debates sobre lixo espacial

Início » Blog » Como misterioso pedaço de foguete na Lua traz debates sobre lixo espacial

Na última sexta-feira (4) um pedaço de propulsor de foguete, com massa estimada em três toneladas, chocou-se com a Lua e criou uma nova cratera no satélite natural da Terra.

Um objeto terrestre se chocando com a Lua não é inédito — embora esta seja a primeira vez que isso aconteça não-intencionalmente.

Muitas perguntas permanecem no ar após a colisão. Ninguém sabe, com absoluta certeza, quem é responsável pelo resto de foguete, tampouco o local exato onde o choque aconteceu.

Há, no entanto, os principais suspeitos. De acordo com especialistas, é muito provável que o foguete seja parte da missão chinesa Chang’e 5-T1, parte do programa de exploração lunar do país asiático. A China, no entanto, nega.

E, de acordo com a revista Scientific American, o choque aconteceu perto da cratera Hetzprung, que tem 540 quilômetros de diâmetro e fica no lado afastado da Lua (por isso não foi possível acompanhar a colisão com telescópios).

O evento, embora não traga impactos imediatos para a vida na Terra ou para a exploração espacial, levanta uma série de questões sobre lixo espacial, as dificuldades de se identificar objetos distantes da órbita baixa da Terra e nossa relação com a Lua.

CNN

10:10:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a