Comitê rejeita candidatura do café italiano a patrimônio Unesco

Início » Blog » Comitê rejeita candidatura do café italiano a patrimônio Unesco

A Comissão Nacional Italiana para a Unesco rejeitou nesta terça-feira (29) a proposta de candidatura da cultura do café expresso no país como patrimônio imaterial da humanidade. No entanto, a reunião deu sinal verde para a proposta da “A arte da ópera lírica italiana”.

A candidatura, chamada de “O café expresso italiano entre cultura, rito, sociabilidade e literatura nas comunidades emblemáticas de Veneza a Nápoles”, havia sido aprovada por unanimidade pelo Ministério das Políticas Agrícolas e Florestais (Mipaaf) em janeiro deste ano.

No anúncio daquele mês, a pasta informou que o “café é muito mais do que uma simples bebida” na Itália e que faz parte da cultura nacional e de seus ritos sociais em todo o país.

Os motivos para não dar andamento ao pedido não foram informados. Apenas há o destaque de que “o dossiê foi muito apreciado pelos membros da Diretoria”.

Já a candidatura sobre a ópera lírica será encaminhada para o Comitê Intergovernamental para a Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial para o ciclo de 2023.

“‘A arte da ópera lírica italiana’ nasceu da evolução da linguagem italiana no século 17 na Itália Central para depois se expandir para toda a península e sucessivamente para o exterior – graças à migração dos cantores líricos e dos produtores teatrais”, diz um trecho da decisão.

AFP
11:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a