Com aumento do número de golpes financeiros, bancos cobram medidas da Anatel para tornar telefonia mais segura

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A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) enviou um ofício à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo a tomada de providências para tornar os sistemas de telefonia mais seguros e impedir que consumidores caiam em golpes financeiros. O argumento é que criminosos têm usado números iguais aos das centrais de atendimento das operadoras e agências bancárias, além de SMS, para fazer vítimas. A informação foi antecipada pela “Folha de S. Paulo”.

Segundo a Anatel, “os golpes geralmente são realizados com métodos de engenharia social”. Detendo informações pessoais e bancárias do cliente, o estelionatário finge ser de uma central de atendimento. Ele liga para confirmar supostas compras realizadas no cartão. O objetivo é que o cliente, assustado com a possibilidade de fraude, peça o bloqueio do cartão, passando informações pessoais, como os números do cartão e da senha correspondente. Esses dados podem ser usados para compras ou fraudes de subscrição.

“Para passar a credibilidade de uma ligação bancária, os fraudadores usam sinalização dos atendimentos eletrônicos dos bancos, e adulteraram o número de chamada original para o número de centrais telefônicas bancárias. A partir de pedido dos bancos, os números de suas centrais foram bloqueados, de forma a não permitir mais sua realização à clientes finais. Entretanto, logo em seguida os criminosos adaptaram o golpe para usar o número das agências bancárias de cada cliente bancário. Trata-se, portanto, de um processo de trabalho contínuo de adoção de ações colaborativas entre todos os agentes econômicos envolvidos para a prevenção e combate às fraudes”, explica a Anatel.

A fim de evitar a ocorrência de novos golpes, a agência tem promovido reuniões com empresas dos setores financeiro e de telecomunicações, em conjunto com a Febraban, além de estar contando com o apoio das autoridades policiais.

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