Na madrugada desta quarta-feira (20) começaram a chegar ao Oeste Paulista doses da CoronaVac, a vacina contra a Covid-19. Os primeiros municípios são Osvaldo Cruz e Adamantina, que juntas receberam cerca de mil doses do imunizante.
Em Osvaldo Cruz os lotes foram entregues durante a madrugada (20) no Centro de Pediatria Doutor Tavares, onde funciona a Sala de Vacinas. Foram 444 doses, que devem começara a ser aplicadas na manhã desta quarta-feira (20).
Inicialmente, serão vacinados os colaboradores da Santa Casa, profissionais de linha de frente no enfrentamento à pandemia. Depois serão imunizados os funcionários de linha de frente da Secretaria Municipal de Saúde.
As vacinas chegaram na segunda-feira (18) em Marília, sede do Departamento Regional de Saúde (DRS), de onde lotes foram enviados aos municípios vinculados.
Adamantina
Já nesta quinta-feira (21) está previsto o início da vacinação em Adamantina. Na noite desta terça-feira (19), o município recebeu 640 doses da CoronoVac. Neste primeiro momento, os profissionais da saúde que atuam no município serão imunizados.
De acordo com a Prefeitura, nesta quarta-feira (20) a equipe responsável pela aplicação das vacinas deve participar de uma reunião com o Centro de Vigilância Epidemiológica para indicar como todo o processo de vacinação deve transcorrer no município. A Secretaria de Saúde de Adamantina conta com cerca de 500 profissionais.
Além deles, serão imunizados os profissionais que atuam na Clínica Pai Nosso Lar e na Santa Casa. Conforme o município for recebendo mais doses, elas serão aplicadas nos grupos prioritários.
“Estamos muito felizes com a chegada da vacina ao município. Agora, podemos neste primeiro momento imunizar os profissionais da saúde que são os que estão mais expostos. No entanto, os cuidados não podem ser deixados de lado, pois apenas uma parte da população será imunizada de forma prioritária”, lembrou o prefeito Márcio Cardim.
G1/Prudente
08:20:02