Canadá: Dezenas de pessoas morrem em meio a onda de calor histórica

Início » Blog » Canadá: Dezenas de pessoas morrem em meio a onda de calor histórica
Homem se refresca em meio a onda de calor histórica no Canadá Foto: JENNIFER GAUTHIER / REUTERS

Dezenas de pessoas morreram repentinamente nos últimos dias na região de Vancouver, oeste do Canadá, em meio a uma onda de calor sem precedentes que afeta a região, onde foi registrada a temperatura recorde de 49,5ºC na terça-feira.No total, foram 233 avisos de mortes na província entre sexta-feira e segunda-feira, contra 130 de média em um período normal.

polícia de Vancouver informou ainda que atendeu a pelo menos 134 chamados de morte súbita desde sexta-feira na região assolada pela onda de calor histórica, que também afeta o oeste dos Estados Unidos.

— Vancouver nunca havia registrado um calor semelhante, e, infelizmente, dezenas de pessoas morreram — afirmou o porta-voz da polícia de Vancouver, Steve Addison.

Os serviços de medicina forense da província também informaram que registraram “um aumento importante do número de mortes” desde o fim de semana, o que foi provocado pelo calor extremo. Em comunicado oficial, a polícia federal disse que acredita que o calor contribuiu para as mortes e acrescentou que a maioria das vítimas é de idosos.

Pelo terceiro dia consecutivo, a cidade de Lytton, a 250 quilômetros ao leste de Vancouver, bateu na terça-feira o recorde de maior temperatura já registrada no Canadá, com 49,5 graus, de acordo com o serviço meteorológico. Na estação de esqui de Whistler, ao norte de Vancouver, o termômetro atingiu 42 graus.

— Nunca foi tão forte, nunca vi nada assim. Espero que não volte a acontecer porque é demais — declarou Rosa, moradora da cidade, à agência AFP.

Em sua página, o ministério do Meio Ambiente canadense alertou que a duração da onda de calor “é preocupante, pois quase não há trégua à noite”.

Globo
12:30:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a