O Brasil fechou 2020 com 103 campanhas de recall, segundo dados disponibilizados pelo Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). O número, 30,4% menor do que o registrado em 2019, foi também o menor dos últimos sete anos.
O diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, avalia que a redução no número de recalls pode ter sido influenciada pela pandemia do novo coronavírus, que direcionou todas as atenções para a crise sanitária.
“A quantidade de recalls depende do surgimento de um defeito após o lançamento do produto e do desejo do fornecedor de revelar a existência dessa falha, porque alguns querem acobertar e esperam para ver o que pode acontecer”, afirma Capez.
Com 14 campanhas realizada entre janeiro e dezembro do ano passado, os defeitos em sistemas de airbags automotivos novamente lideraram o número de convocações. Para Capez, os recalls seguem como um reflexo das falhas envolvendo os “airbags mortais” da Takata. Os defeitos levaram a empresa japonesa à falência em 2017.
R7
09:22:02