
O Instituto Butantan anunciou a criação da Butanvac, nova candidata a vacina contra a Covid-19, e disse que pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta sexta-feira (26) para iniciar os estudos clínicos em voluntários.
“Protocolaremos esse material ainda hoje e vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clinica e iniciar a produção”, afirmou o diretor do Instituto, Dimas Covas.
A expectativa do Instituto é a de que, uma vez obtida a autorização, os testes possam ser iniciados em abril. Em maio, o Butantan começa a produção do imunizante.
Segundo Dimas Covas, a vacina começou a ser produzida há exatamente um ano, em março de 2020. O imunizante foi desenvolvido com matéria-prima brasileira e utiliza tecnologia similar à usada na vacina da gripe.
“Essa vacina será integralmente produzida aqui, nós não dependeremos de nenhum insumo, da importação de nenhum insumo, é uma tecnologia que já existe. Essa tecnologia é a mesma que é usada para a produção da vacina da gripe”, disse.
O Instituto Butantan é o maior produtor de vacina da gripe do hemisfério sul.
G1
09:00:02
Uma resposta
Uma notícia dessa cai como uma bomba em Brasília, para um presidente mentiroso que fez de TUDO e jogou contra para que não desse certo a contenção do vírus. #forabolsonaro segue em alta.