Bolsonaro apresentou diferentes opções para suposto golpe, diz ex-comandante do Exército

Início » Blog » Bolsonaro apresentou diferentes opções para suposto golpe, diz ex-comandante do Exército

O ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes afirmou à Polícia Federal que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou ao menos três hipóteses para colocar em prática um suposto plano golpista após as eleições de 2022, como a decretação de estado de defesa, de estado de sítio e da operação da GLO (Garantia da Lei da Ordem). Freire Gomes foi contra a ideia do ex-presidente e ameaçou prendê-lo caso seguisse adiante com o intento. O R7 tenta contato com a defesa de Bolsonaro.

À PF, o ex-chefe do Exército disse ter participado de reuniões no Palácio da Alvorada depois das eleições de 2022 nas quais “o então presidente Jair Bolsonaro apresentou hipóteses de utilização de institutos jurídicos como GLO, estado de defesa e estado de sítio em relação ao processo eleitoral”.

De acordo com Freire Gomes, em uma das reuniões “o então presidente Jair Bolsonaro apresentou uma versão do documento com a decretação do estado de defesa e a criação da Comissão de Regularidade Eleitoral para ‘apurar a conformidade e legalidade do processo eleitoral'”.

O ex-comandante do Exército declarou à PF “que sempre deixou evidenciado ao então presidente da República Jair Bolsonaro que o Exército não participaria na implementação desses institutos jurídicos visando reverter o processo eleitoral”.

Nesta sexta-feira (15), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes retirou o sigilo dos depoimentos de militares e civis no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado durante o governo de Jair Bolsonaro.

O ex-presidente e outras 14 pessoas escolheram exercer o direito constitucional de ficar em silêncio durante o interrogatório conduzido pela Polícia Federal no último mês. As oitivas fazem parte do inquérito que investiga uma possível formação de organização criminosa para instigar um golpe de Estado no país em 2022.

A lista inclui figuras proeminentes, como o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos, o ex-ministro da Casa Civil Walter Souza Braga Netto e o ex-ministro da Defesa e ex-comandante geral do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. R7

 

14 respostas

  1. RESUME DO DIA:

    1) Alexandre de Moraes tira sigilo dos depoimentos e texto da minuta é revelado na íntegra.

    2) Com medo da cadeia, Presidente do Partido do Bolsonaro afirma que o Ineligível só não deu golpe porque não encontrou um forma de fazer.

    3) Ex- Comandante da FAB diz que General Heleno surtou ao ver que não teria golpe.

    4) Em áudio encontrado pela Policia Federal, Mauro Cid planejou uasr manifestação Bolsonaristas “como gados” para fazer confusão na praça dos 3 poderes.

    5) General acusado de golpismo teve brilhante ideia de confessar à Policia Federal que prederia o Alexandre de Moraes, mas nega que isso sera um golpe.

    6) Com certeza de que será preso, Bolsonaro oferece tudo ao centrão em troca de anistia.

    7) Cresce a expectativa por uma prisão de Bolsonaro.

    8) Encomendas internacionais de 2023 foram mais do que o dobro de 2022, maioria das pessoas não foram taxadas e aplicativos como Shein e Shopee bombam.

    Bolsonaro na cadeia

    #LulaBrasilQueDáCerto

  2. Quanta ladainha! Enquanto isso o Brasil do amor está indo para o buraco!!!
    Ao invés de governar, o ladrão ilegítimo tirado da cadeia e colocado na Predidencia pelo STF está viajando e roubando mais e mais!!!
    Onde está o dinheiro dos precatórios???
    E a cortina de fumaça cada vez mais densa.
    O brasileiro acreditando em todas essas mentiras!

    1. Rocha, responda por favor. Você é a favor de o Bolsonaro tentar tomar o poder?

  3. Toninho.
    Respondabpor favor.
    O que é golpe pra vc? Se vc é um carav informado sobre o que é Golpe, então vc é mal intencionado com essa falácia.
    No governo Dilma foi cogiitado por ela e seus deputados mais próximos um “Estado de Defesa” . O que vcs chamam de Golpe.
    Eu sou a favor de tudo o que consta na constituição. E Estado de Defesa consta no Artigo 136 da constituição!
    Se isso é golpe para vc, é melhor vc voltar para a escola!
    Bolsonaro não quis tomar o poder, pois o Poder ainda era dele.
    Ele queria lutar contra o Sistema que trabalhor incansavelmente para tirá-lo do Poder.
    O Golpe foi dado pela mais altq corte do País quando tirou o ladrão da cadeia e colocou na presidência. Quando interferiu no congresso impedindo a Pec do Voto impresso e quando interferiu ativamente nas eleições dando decisões favoráveis ao Ladrão de Nove dedos!!!

    1. Não! A população brasileira votou por um candidato e ele tinha que respeitar. Tentou retirar a legitimidade do voto. Acionou os três poderes do exército e eles lhe informaram sobre esse detalhe. Ele quis pegar o país pra ele. Entrar e se manter no poder como um ditador. Fico surpreso com o que você me diz. Voto é sagrado. Tem que respeitar. O fato é simples. Não adianta você mudar o desejo das urnas. Não houve fraude. Não há provas, evidências ou qualquer outra irregularidade. Vocês não admitem que o candidato de vocês é impopular, irresponsável, incompetente e muito, muito burro. Perdeu. Aceite. Tente melhorar o que foi errado e busque lutar pelo que quer. Está feio. Ridículo essa postura de aceitar o crime, o erro de um golpe como algo que seria certo. Aí é demais.

        1. Apelou em menino. Você é chupa ovo do Bolsonaro e dos ricos. Cuidado para não se engasgar. Não tem coragem de me enfrentar na palavra. Covarde, vagabundo, burro pra caramba. Critica os outros na sombra. Não passa de um coitado. Não sei o que você fazendo aqui. Muda pro Vivendas, eles estão precisando de mais um otário lá. Seu perfil é completamente compatível como o “cúrriculo” que eles pedem. Seu idiota. Bobo da corte.

        2. Você é um golpista. Maldoso. Não respeita as pessoas. Se acha o dono do mundo. Seja humilde rapaz.

    2. Não queira demonstrar que você faz parte disso. É feio. Se você pensa assim, muda para a Rússia (lá está instalado um ditador, o Putin) ou então vai para a Argentina, lá tem um cara mais radical ainda que você. Abraça ele e vê se lá isto aí dá certo. Deixa aqui a gente com o Lula, a nossa democracia. A hoje, enchi o tanque do carro. Está suave. Acabei de comer um belo churrasco com carnes nobres no aniversário de meu neto. Coisa que não consegui fazer quando o seu presidente estava no poder. Se liga cara. Você está mais por fora do “cinto de soldado” (e essa é velha hein).

    3. E outra pare de chamar os outros de ladrão. Você não deve ter morar pra isso, pois não tem coragem de aparecer, de enviar um voto e ninguém sabe quem você é. Pare com isso. Você, pelo jeito e pelo quem pensa, deve ser um bobão que acha que irresponsáveis de direita são o supra sumo da sociedade. pare de puxar saco de rico. É feio.

      1. Outra coisa, se quiser entrar em contenda comigo, uma entrevista para todos verem, estou a disposição. Marque o local e a hora. Vamos ver seus argumentos e quem você é.

        1. Vc vem falar de Russia. Seu presidente apoia o Ditador Putin. Seu Presidente é ladrão sim. Foi comprovado ele foi julgado e condenado.
          Vc não me respondeu porqye não tem coragem.
          O que é gilpe pra você Toninho!
          Vc é um cara censurador!!!
          Não publica meus comentários porque não te agrada!
          Outra.
          Essas eleiçõrs não foram limpas. TSE e STF trabalharam em prol da vitória do Lula. Até transporte gratuito que é crime eleitoral liberaram. Sem contar as incursões de radio e a campanha para jovens tirar título

          1. Você é um golpista. Não admite a derrota do Jair Bolsonaro. Quer colocar a culpa do insucesso do sistema político que você apoia nas autoridades constituídas. Porque você não fala que houve fraude nas eleições em que o Bolsonaro foi eleito? Aquelas foram corretas? Ora, claro que foram. O presidente eleito da época assumiu e ficou no governo pelos quatro anos a que tinha direito. Você é um golpista, um ditador e um puxa saco da família Bolsonaro. Seja autêntico rapaz. Deixa a sanidade ocupar espaço no seu cérebro. Tenha um pouco mais de compaixão em seu coração. Você é maldoso. Fica chamando os outros de ladrão, mas não é homem o necessário para fazer isso oficialmente. Vai lá no cartório aponte o ladrão e prove, o seu “bonzão”, dono da razão. Golpista. Quer o Brasil preso numa ditadura para usufruir as benesses que a sua cabeça acha que você tem direito. Quer o Brasil numa ditadura para você curtir a paixão que você teve por esse ex-presidente boçal que passou pelo poder. Se modernize. Saia de sua casinha. Pense em outra coisa. Trabalhe. Cresça. Ah! pensa que não notei. Estou pronto para o debate aberto com você. Não fuja não ao convite o “inteligentão”.

  4. O Rochinha, não vai responder porque ele faz parte do golpe. Sujeitos iguais o”Rochinha” sempre isistiram faltavam apenas um representante aí apareceu o Bolsonaro. Foi por pouco que não viramos uma Ditadura com Bolsonaro de ditador, mandando prender e matar opositores. O país viraria um caos e a economia afundaria do dia para noite. É preciso aplaudir todos que lutaram contra isso, desde o cidadão que votou no Lula até os Generais que entregaram Bolsonaro mais principalmente ele Alexandre de Moraes. Todos os Bolsonaristas na iminência de serem presos tem Xandite Aguda. Grande Xandão……….

Agropecuária-COnfiança-1