
Uma bebê de apenas nove meses precisou ser socorrida após ter ingerido folhas de uma planta tóxica, na tarde desta quarta-feira (4), em Osvaldo Cruz (SP). A criança recebeu cuidados a tempo e passa bem.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada para ir até uma casa no Bairro Valter Siviero. As primeiras informações eram de que uma criança de nove meses teria ingerido folhas de uma planta e estava desfalecida.
O cabo Monteiro e o soldado Mio constataram que a menina apresentava palidez e dificuldade para respirar, não sendo possível ver se havia algo obstruindo as vias respiratórias.
Os policiais se deslocaram para o pronto-socorro da Santa Casa do município. Conforme a PM, durante o trajeto foi necessários realizar a Manobra de Heimlich, já que a criança desmaiou duas vezes.
No hospital, os policiais ainda entregaram várias folhas da planta ingerida pela criança. A equipe do hospital entrou em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ceatox), na capital paulista, e foi esclarecido que se tratava de uma Kalanchoe, gênero da família das suculentas Crassulaceae, sendo não venenosa, porém tóxica.
Essas informações auxiliaram no diagnóstico e tratamento da bebê. A menina permaneceu em observação junto com sua mãe, que também passou mal diante da situação.
A Santa Casa de Osvaldo Cruz informou que as duas foram medicadas e liberadas na noite desta quarta-feira (4).
G1/Prudente
10:20:01