O Banco Central libera neste sábado (16) a última repescagem da primeira fase do sistema Valores a Receber. Esta é a última oportunidade do mês para o resgate do dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras para pessoas nascidas e empresas criadas a partir de 1984.
A primeira fase de resgate do dinheiro esquecido teve início no dia 7 de março e, até o último dia 5 de abril, distribuiu mais de R$ 295 milhões a 3,3 milhões de pessoas físicas e 15,8 mil empresas. Os saques de pessoas físicas corresponderam a 96% dos valores devolvidos até o momento.
Em um primeiro momento, o Banco Central liberou um calendário de pagamentos dos valores a receber que dava poucas horas para o cidadão fazer o resgate. No entanto, muitos não conseguiram sacar o dinheiro. Segundo dados do Banco Central, cerca de 28 milhões tinham algum valor esquecido em bancos e financeiras, dos quais 26 milhões eram pessoas físicas e 2 milhões, pessoas jurídicas.
No fim de março, o Banco Central aprimorou o calendário e passou a dar aos cidadãos um dia inteiro para a retirada do dinheiro, conforme o ano de nascimento do trabalhador ou de abertura da empresa. A cada sábado de abril, houve a chance de repescagem. Agora, encerra-se a repescagem para os últimos contemplados no calendário.
JBr
09:00:02