Após polêmicas, governo cogita colocar militar na direção do Inpe

Início » Blog » Após polêmicas, governo cogita colocar militar na direção do Inpe

O ministro da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcos Pontes, afirmou, em entrevista à Rádio Eldorado, que o nome do novo diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) deve ser anunciado entre esta segunda-feira, 5, e terça-feira, 6. Segundo ele, o critério será técnico e, entre os preferidos, está um oficial da Aeronáutica e um doutor em desmatamento. “Estou procurando nome que tenha conexão com Inpe, que tenha conhecimento nessa área (desmatamento) e em gestão”, disse Pontes.

O ministro declarou que o ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão tornou a situação insustentável ao procurar a imprensa para rebater os comentários do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em vez de tentar resolver a situação pelo diálogo.

“Se o Galvão tivesse me procurado após os comentários de Bolsonaro, tudo poderia ter sido resolvido no diálogo. O fato de ter falado direto com a imprensa gerou perda de confiança”, afirmou Pontes. “Tem influência do presidente (na demissão), mas também tem minha parte, porque se tornou difícil contornar a situação.”

O ministro disse que está à disposição para dar esclarecimentos no Senado Federal, caso seja chamado.

Estadão Conteúdo
10:40:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a