Após 8/1, General Dias disse à cúpula do Planalto que câmera que o gravou estava quebrada

Início » Blog » Após 8/1, General Dias disse à cúpula do Planalto que câmera que o gravou estava quebrada
Imagens mostraram movimentação do agora ex-ministro-chefe do Gabiente de Segurança Institucional durante invasão de golpistas em 8 de janeiro. ‘Ou mentiram para ele ou ele mentiu para a gente’, diz um ministro.

As imagens gravadas que derrubaram o general Gonçalves Dias do GSI foram gravadas por uma câmera que, em janeiro, o ex-ministro disse a colegas do Palácio do Planalto que não estavam operacionais.

Após a tentativa de golpe de 8 de janeiro, foi determinado ao GSI que fossem reunidas as 160 horas de gravação para que a cúpula do governo pudesse assistir as imagens do Palácio do Planalto. Quando terminaram de assistir, o chefe de gabinete de Lula, Marcola, questionou onde estavam as imagens da câmera em frente à sala presidencial, que não constavam no resumo apresentado pelo GSI.

Marcola e Rui Costa, ministro da Casa Civil, ouviram de Dias que aquela câmera não estava funcionando, não estava operacional- por isso, não teria filmado.

“Ou mentiram para ele ou ele mentiu para gente”, resume um ministro ouvido pelo blog, que “tende” a achar que mentiram para o ex-ministro.

Foi a partir daí que General Dias ganhou uma sobrevida de 100 dias- e só foi exonerado ontem, após a revelação das imagens da câmera que ele havia dito à cúpula do Planalto que estava quebrada.

Lula se mostrou indignado. A avaliação é de que as imagens foram, na verdade, escondidas dele, já que foi perguntado de maneira explícita a ele, Dias, a respeito dessas imagens em frente à sala do presidente. “E o argumento foi de que a câmera estava desativada”, conta um assessor presidencial.

Apesar de gozar de confiança de Lula, ministros são uníssonos em dizer que a manutenção de Dias após o 8/1 foi um erro. E lembram um episódio de 2012, durante um motim de PMs na Bahia em que Dias, então responsável pelo comando de segurança da região, foi flagrado em vídeo confraternizado com os grevistas- o que enfureceu a então presidente Dilma Rousseff e expôs o então governador Jaques Wagner.

G1
10:00:03

3 respostas

  1. E vergonhoso a manobra de vcs para passar pano para o Ladrão! Gonçalves Dias é o “sombra” ou a “mosca” do Lula. Tem esses apelidos por não desgrudar do larápio há 30 anos!!!
    Kkkk
    Agora encurralado o governo Lula que até ontem tentava impedir a CPMI se declara revoltado e totalmente a favor!!!
    Só falta vc dizer que o General Gonçalves Dias é Bolsonarista!!!
    Demorou pra vc postar alguma coisa Toninho! Estava tentando encontrar algo que tentasse reduzir os estragos. Mas não conseguiu. Gonçalves Dias é a “sombra” do Lula e facilitou a entrada e a saida de vandalos no Planalto. Resta a CPI identificar esses vândalos e ouvir um a um pra saber quem realmente mandou…
    Só pra lembrar. Quem colocou Gonçalves Dias lá foi o Lula. O General do GSI no governo anterior chama-se Augusto Heleno.
    Kkkkk
    Faz o “L”

    1. Por 8 a 0 o STF decidiu tornar réus 100 acusados de participar de atos terroristas no 8/1. Lembrando que dois ministros são gado. Mas até eles sabem que destruir patrimônio público por perder eleição é terrorismo! O Lula bateu recordes de viagens internacionais.Ele não levou cocaína na comitiva e nem truxe joias escondidas na mochila de assessor.Truxe bilhões em investimentos e anúncios de fabricas que vão gerar empregos e renda pro povo. Viaja mais Lula viaja!

  2. General Gonçalves Dias desmentiu essa reportagem em depoimento de ontem à Polícia Federal!
    Palavras do GDias: “QUE todas as filmagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de Janeiro foram fornecidas integralmente as instituições do Estado, sem omissão de possíveis filmagens;
    E agora PT?
    Se ele entregou todas as imagens aos órgãos competentes, entao, lula viu, alexandre de Moraes viu, PGR viu e vcs estão tentando passar pano.
    Qual será a próxima mentira???

Agropecuária-COnfiança-1