Após cerca de 10 dias de espera, os 180 migrantes e refugiados resgatados por uma ONG francesa no Mar Mediterrâneo poderão desembarcar na Itália.
O navio Ocean Viking, da entidade SOS Méditerranée, recebeu instruções no último domingo (5) para atracar em Ponto Empedocle, cidade da Sicília onde está estacionada uma balsa equipada para a quarentena de deslocados internacionais. Os migrantes e refugiados a bordo do Ocean Viking foram resgatados em quatro operações de socorro entre 25 e 30 de junho, em águas internacionais, entre a costa de Malta e Itália.
O grupo inclui 25 menores de idade e duas mulheres, sendo uma grávida.
O comandante do navio pediu diversas autorizações para atracar às autoridades dos dois países, sempre negadas. Na última sexta-feira (3), no entanto, a tripulação declarou estado de emergência após seis tentativas de suicídio em um período de 24 horas, afirmando que não podia mais garantir a segurança das pessoas a bordo.
A Itália enviou uma equipe sanitária para avaliar a situação dos migrantes, e um médico constatou o estado de “cansaço, estresse e nervosismo” nos migrantes e refugiados. Todos os deslocados internacionais também foram submetidos a exames RT-PCR para o novo coronavírus, cujos resultados devem sair em breve.
Ansa
11:00:03