Anvisa recolhe 185 lotes de drogas anti-hipertensão que têm impurezas

Início » Blog » Anvisa recolhe 185 lotes de drogas anti-hipertensão que têm impurezas

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu recolher 185 lotes de medicamentos usados para tratamento de hipertensão arterial devido à presença de impurezas associadas a um potencial risco de câncer.

Entre esses medicamentos, estão a losartana, segundo remédio mais vendido do país, e a valsartana, também amplamente usada. Ao todo, 30 milhões de brasileiros têm hipertensão arterial.

As medidas, porém, envolvem apenas lotes e empresas específicas. A lista completa está no site da agência.

Os recolhimentos tiveram início em fevereiro deste ano e seguem medidas adotadas em outros países. A agência diz que a iniciativa é preventiva e nega riscos aos pacientes. A orientação é que quem fizer uso do remédio mantenha o tratamento até avaliação com um médico para possível troca do produto.

“A terapia da hipertensão é mais importante do que isso. Se uma pessoa para de usar o medicamento, ela pode ter consequências sérias para a saúde, até no mesmo dia”, afirma o gerente-geral de inspeção e fiscalização sanitária, Ronaldo Gomes.

As impurezas detectadas são as nitrosaminas, substâncias encontradas em pequenas quantidades na água e em alguns alimentos, mas que, em altos níveis e com consumo prologando, podem levar ao risco de câncer.

A suspeita de contaminação de insumos usados para fabricação dos remédios foi detectada pela EMA (agência europeia de medicamentos) em julho de 2018. De lá para cá, agências de diferentes países iniciaram inspeções.

Jornal do Brasil
12:45:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a