A participação dos produtos saudáveis, veganos e vegetarianos deve crescer cada vez mais no mix de pratos dos cardápios das franquias de alimentação. É o que apontam especialista da área de franchise ouvidos pelo R7 Economize.
Para Marcus Rizzo, diretor da Rizzo Franchise, os produtos veganos e vegetarianos – assim como os orgânicos – ainda são muito caros e demandam um custo alto para a produção. Porém, não podem faltar no cardápio como opção para esse público.
É bom ficar de olho pois há 20 anos ninguém dava nada para um negócio como o Mundo Verde, por exemplo, eu era um desses, inclusive. Hoje observamos o sucesso desse nicho. MARCUS RIZZO
Rizzo afirma, porém, que ainda não temos no Brasil – e também nos USA – um mercado que consiga rentabilizar uma rede que opere em vários pontos de venda com produtos exclusivos para veganos que consiga ser viável economicamente.
No entanto, ele afirma que essas opções de pratos não podem faltar nos cardápios.
Luis Stockler, consultor especializado em franquias da BaStockler, diz que as redes estão buscando opções de pratos para atrair o público mais jovem que tem preocupação com a saúde, animais e meio ambiente.
Minha filha, por exemplo, deixou de comer carne depois de assistir a um filme na faculdade mostrando como é o processamento da proteína. Ser vegetariano tornou-se muito comum para essa geração de 20 e poucos anos. Na minha época não se falava sobre isso. LUIS STOCKLER
Stockler engrossa o coro com Rizzo ao afirmar que uma operação exclusiva com produtos veganos, vegetarianos, orgânicos e saudáveis é muito cara.
Ela exige mais equipamentos, trabalho diferenciado com insumos, que seguem protocolos diferentes da comida tradicional.
Entretanto, o consultor afirma que é uma tendência e que já estão surgindo redes com foco exclusivo nesse público.
Para Simone Galante, CEO da Galunion, as redes precisam atender ao desejo do consumidor e perceber a importância de se ter comida saudável, fresca e dietas funcionais específicas para oferecer.
R7
09:30:02