A pandemia de Covid-19 fez com que fossem cancelados os planos de expandir o turismo de Aurora do Tocantins, destino de ecoturismo das Serras Gerais, a 530 km de Palmas. Localizada no sudeste do estado e conhecida pelo rio Azuis, o terceiro menor do mundo, a cidade retomou as atividades turísticas em 4 de setembro, oito meses após o primeiro decreto de fechamento total para conter o avanço do coronavírus.
Ao G1, na série Paraísos em crise, donos de pousadas e de comércios locais contam como foram os meses sem a atividade que estava colocando a pequena cidade com menos de 4 mil habitantes no roteiro nacional de turismo.
“Estávamos todos muito confiantes de que 2020 seria o ano de colher todo o esforço feito até então para desenvolver as atrações turísticas de Aurora. Seria o nosso ano de mostrar resultado para a região, que nunca acreditou que desenvolver o turismo sustentável fosse viável”, diz Paulo Vitor Máximo, guia de turismo da Desbrava Ecotur.
“A gente estava conseguindo entrar nos roteiros de grandes agências do Jalapão, para também fazer parte do destino turístico da região.”
G1
16:43:02