Entender como funciona e qual a quantidade de casos ativos da Covid-19 é um indicador importante para verificar se a pandemia está ganhando ou perdendo força. Na região de Presidente Prudente, por exemplo, até o início da noite de ontem, haviam pelo menos 1.088 deles, considerando as 53 cidades que compõem o entorno. São 192 a mais que da última semana.
Para chegar a esse número é preciso fazer a seguinte conta: do total de confirmações da doença, subtrai-se os óbitos e os recuperados. Na região, esse número fica assim: 20.039 registros positivos (desde o início da pandemia) menos os 18.478 em status de cura e as 473 mortes, o que dá o total de 1.088, mencionado anteriormente. Isso também mostra que a taxa de cura na região é de 92,21%. A taxa também é menor que a semana passada, quando estava em 92,83%.
Em comparação com os últimos sete dias, na variação semanal, mais 883 pessoas foram identificadas como curadas, ao passo que 1.087 receberam diagnósticos positivos. Os números são menos favoráveis que o da semana anterior, quando 942 foram positivadas. Em outras palavras, os dados mostram que a pandemia voltou a ganhar força na região.
Cabe lembrar que a quantidade de curados pode e deve ser maior, pois alguns municípios que registraram casos há mais de 14 dias – tempo de encubação do vírus – ainda não notificaram ou não atualizaram os boletins diários com a quantidade de curados.
O Imparcial
08:30:02