Conta de energia fica mais cara com a volta da bandeira vermelha

Início » Blog » Conta de energia fica mais cara com a volta da bandeira vermelha

A conta de energia vai ficar mais cara e pesar no bolso dos consumidores de todo o país, e claro, também do oeste paulista. Isso porque, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) voltou atrás da decisão de manter a bandeira verde, que não tem acréscimos, até o dia 31 de dezembro deste ano, por causa da pandemia, e aplicou a bandeira tarifária de cor vermelha patamar dois para este mês de dezembro, a mais cara. Com isso, o custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa a ser de R$ 6,243.

Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica, a decisão se deu em virtude, principalmente, da queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e da retomada do consumo de energia. Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no país.

“Quando a produção nas usinas hidrelétricas, que é a energia mais barata, está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha um ou vermelha dois”. Por isso, a agência orienta que o consumidor busque evitar o desperdício de água e energia.

O Imparcial
09:56:20

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1