
O MPE (Ministério Público Estadual) ajuizou, nesta terça-feira, ação civil pública para impedir a realização de um megaevento com até duas mil pessoas no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente, onde o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será recepcionado neste sábado. O limite de participantes consta em decreto publicado pela Prefeitura na edição de hoje do Diário Oficial Eletrônico do município.
Em decreto anterior, veiculado em 13 de julho, a administração municipal já havia estabelecido a presença de até 1,2 mil pessoas no evento em questão, número que cresceu 66,66% no documento mais recente.
A Promotoria de Justiça de Prudente pede a intervenção do poder Judiciário para determinar liminarmente que o município não realize o evento nem qualquer outra atividade que gere aglomeração de pessoas, sob pena de pagamento de multa de R$ 2 milhões.
Procurada pela reportagem na noite de hoje, a Prefeitura de Prudente, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), informou que ainda não havia sido citada sobre a ação e se manifestará após tomar ciência do teor do documento.
Bolsonaro chega a Prudente no sábado para cumprir agenda no HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), onde participará da cerimônia de credenciamento da instituição junto ao SUS (Sistema Único de Saúde). No entanto, além do compromisso oficial, o presidente deverá participar de uma motociata e de uma recepção no Recinto de Exposições, onde o limite de participantes afronta as regras do Plano São Paulo.
O Imparcial
11:00:02