Um dos hospitais mais importantes da Itália vai realizar um estudo clínico para avaliar a eficácia da combinação entre a vacina anti-Covid da AstraZeneca e outras três fórmulas disponíveis no mercado.
O ensaio será conduzido pelo Instituto Lazzaro Spallanzani, de Roma, e aguarda apenas autorização da Agência Italiana de Medicamentos (Aifa). O estudo prevê a participação de pelo menos 600 voluntários, que receberão a primeira dose da vacina da AstraZeneca e a segunda da Pfizer, da Moderna ou da Sputnik.
De acordo com o diretor sanitário do Instituto Lazzaro Spallanzani, Francesco Vaia, a ideia de testar as combinações surgiu em função da crescente preocupação de parte da população com a vacina da AstraZeneca.
“Faremos um experimento, assim como em outros países da União Europeia, para verificar a possibilidade de combinar várias vacinas”, disse Vaia nesta terça-feira (13). Já o secretário de Saúde da região do Lazio, Alessio D’Amato, ressaltou que o ensaio clínico pode começar “na semana que vem, dependendo do aval da Aifa”.
As fórmulas da AstraZeneca, da Moderna e da Pfizer já foram aprovadas para uso emergencial na UE, mas a Sputnik ainda não.
Ansa
11:02:20