Prisão de Daniel Silveira

Início » Blog » Prisão de Daniel Silveira

A Câmara dos Deputados marcou para esta sexta (19), às 17h, a sessão na qual decidirá se mantém ou derruba a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). A decisão foi tomada durante reunião de líderes partidários, e comunicada pela assessoria do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Mais cedo, nesta quinta (18), Silveira participou de audiência de custódia, e o juiz Airton Vieira, auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão.

Após reunião no STF com o presidente da Corte, Luiz Fux, e com Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o presidente do Senado, Arthur Lira afirmou que “não há qualquer tipo de crise” entre os poderes Legislativo e Judiciário e que o caso Daniel Silveira foi “absolutamente fora da curva”. No entanto, segundo Lira, a prisão de Silveira não foi debatida no encontro.

Preso na Unidade Prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro, em Niterói (RJ), o deputado apareceu, na noite desta quinta, caminhando no pátio da cadeia sem ser incomodado. E ainda recebeu o apoio de alguns manifestantes. Silveira voltou a atacar a Corte: “Vou mostrar para o Brasil quem é o STF”. Mais cedo, a Polícia Federal apreendeu dois aparelhos celulares na sala da superintendência da corporação onde estava preso o parlamentar, antes de ser levado à unidade prisional.

Lembre o caso: a prisão de Daniel Silveira foi decretada na terça (16) por Alexandre de Moraes e referendada por unanimidade pelo plenário do tribunal na quarta (17). A Procuradoria Geral da República (PGR) também denunciou Silveira. Aliado do presidente Jair Bolsonaro, ele foi preso após ter divulgado um vídeo no qual fez apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendeu a destituição de ministros do STF. As reivindicações são inconstitucionais.

G1
09:15:20

Divina Marmita
TODO DIA OFERTA
Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias