Um levantamento feito com base nos dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) aponta que as mortes no trânsito caíram 30,46% na região de Presidente Prudente. O comparativo entre os meses de 2019 e 2020 deixam claro a diferença. Enquanto que no primeiro ano foram contabilizadas 128 mortes, no período seguinte a quantidade reduziu para 89.
Conforme o especialista em trânsito, Manoel Silva Félix da Costa, que é um dos coordenadores do Setor de Educação no Trânsito da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), a redução pode ter tido uma interferência do período de isolamento causado pela pandemia da Covid-19. Mas, segundo ele, a tendência de queda já era observada nos últimos anos. Em 2015 (157 óbitos); 2016 (153 óbitos); 2017 (151 óbitos); 2018 (138 óbitos); 2019 (128 óbitos); 2020 (89 óbitos).
“A mídia tem trabalhado com certo afinco na divulgação de ações de educação no trânsito”, afirma o especialista. Trabalho esse que ocorre devido à parceria de diversos órgãos federais, estaduais e municipais de segurança no trânsito, o que resulta na mudança de comportamento dos condutores. “O próprio Contran [Conselho Nacional de Trânsito] divulga, anualmente, um calendário com temas a serem trabalhados. Em fevereiro será a questão do uso de álcool na condução, ou seja, trabalhar a ideia de que as pessoas não podem dirigir embriagadas”, explica.
Ainda, Manoel Félix cita como importantes as campanhas que ocorrem em certos meses do ano, como o Movimento Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito, em setembro. Paralelo a isso, lembra das palestras e vídeos educativos, que contam com parceria das polícias, bombeiros e concessionárias de rodovias. “Esse trabalho que vem sendo feito não pode parar”, salienta especialista.
O Imparcial
09:20:02