O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou na noite de quinta-feira (4) a suspensão do apoio do país a uma campanha militar liderada pela Arábia Saudita no Iêmen, afirmando que a guerra de mais de seis anos, amplamente vista como um conflito por procuração entre a Arábia Saudita e o Irã, “tenha que terminar”.
Biden também nomeou o veterano diplomata dos EUA Timothy Lenderking como enviado especial dos EUA para o Iêmen em uma tentativa de intensificar a diplomacia americana “para acabar com a guerra no Iêmen, uma guerra que criou uma catástrofe humanitária e estratégica.”
As Nações Unidas descrevem o Iêmen como a maior crise humanitária do mundo, com 80% de sua população carente e milhões à beira da fome.
“Esta guerra tem que acabar”, disse o presidente democrata durante uma visita ao Departamento de Estado dos EUA em Washington. “E para ressaltar nosso compromisso, estamos encerrando todo o apoio americano às operações ofensivas na guerra no Iêmen, incluindo relevantes vendas de armas.”
CNN
10:30:02