Vitamina A Também Protege Contra o Câncer de Pele?

Início » Blog » Vitamina A Também Protege Contra o Câncer de Pele?

Ao longo do tempo, algumas ideias sobre saúde acabam ficando consolidadas. E isso é algo bom quando as informações são corretas, mas é sempre importante lembrar que novas descobertas estão sempre a caminho. Por exemplo: quando você pensa na vitamina A, logo imagina seus benefícios para a visão, certo?

Mas uma nova pesquisa mostra que essa vitamina atua também como fator de proteção em outras áreas. Estou falando do câncer de pele! Fantástico, não é mesmo? Vejamos o que a ciência tem a dizer sobre isso…

Os pesquisadores da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, analisaram dados de pesquisas de longa duração com milhares de pessoas sobre câncer de pele. Nesses estudos, os voluntários responderam a questionários sobre a frequência de exposição à luz solar e hábitos alimentares.

Eles foram acompanhados por um período de 24 a 26 anos para que se pudesse observar a incidência ou não desse tipo de câncer. Das quase 180 mil pessoas, quase 4 mil apresentaram algum tipo de carcinoma.

Analisando os dados alimentares, os pesquisadores separaram os participantes em 5 grupos, divididos pela sua ingesta de vitamina A. Eles concluíram que aqueles com a maior ingestão diária da vitamina tiveram 17% menos risco de adquirirem o câncer de pele.

Câncer de pele, vitamina D e vitamina A

Quando o assunto é o câncer de pele, é importante que você esteja atento à sua exposição ao sol… Mas não para evitá-la a qualquer custo, e sim para fazê-la de forma consciente!

Embora quantidades muito altas de exposição a UVA possam danificar sua pele, a exposição solar por pouco período, especialmente entre as 10 e 15h, momento de incidência de raios UVB (que permite a absorção de vitamina D), é importante para a saúde.

Ao evitarmos essa exposição saudável, que deve ser feita por alguns minutos antes de ser usada alguma proteção, estamos ficando deficientes de vitamina D. E isso, meu amigo, é um caminho mais rápido para doenças – inclusive o próprio câncer de pele!

Portanto, se você quer se proteger e ter uma supersaúde, não enfatiza apenas a vitamina A. Fique de olho na sua alimentação de uma forma geral e tome sol de forma adequada. A prevenção é a melhor medicina!

14:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a