Vacina da Pfizer contra Covid é mais de 90% eficaz, aponta análise preliminar de estudos da fase 3

A Pfizer anunciou nesta segunda-feira (9) que sua vacina experimental é mais de 90% eficaz na prevenção à Covid-19, segundo dados iniciais do estudo da fase 3. A vacina é desenvolvida em parceira com a alemã BioNTech.

Os dados ainda não foram revisados por pares, etapa que é necessária para que sejam publicados em revista científica. A Pfizer disse que essas etapas vão ocorrer assim que todos os resultados do estudo ficarem disponíveis.

A farmacêutica disse que a análise provisória foi conduzida após 94 participantes do estudo desenvolverem a Covid-19 e examinar quantos deles receberam a vacina em comparação com o placebo.

A taxa de eficácia representa, em um estudo de fase 3, quantas pessoas receberam a vacina e não ficaram doentes. No caso de uma vacina, se essa taxa é de 90%, significa que, entre as pessoas vacinadas, 90 a cada 100 (ou 9 a cada dez) não ficaram doentes, ou seja, a vacina foi capaz de protegê-las.

A Pfizer não forneceu mais detalhes sobre esses casos e alertou que a taxa de proteção inicial pode mudar quando o estudo terminar.

As farmacêuticas também disseram que até agora não encontraram nenhuma preocupação séria de segurança e esperam obter autorização de uso emergencial nos EUA ainda neste mês.

Bem Estar
10:40:23

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: