TCU dá ao INSS prazo de cinco dias para elaboração de protocolo sobre perícias por telemedicina

Início » Blog » TCU dá ao INSS prazo de cinco dias para elaboração de protocolo sobre perícias por telemedicina

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), deu prazo de cinco dias para que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) elabore um protocolo a fim de realizar perícias médicas com o uso de telemedicina.

No último dia 18, o governo determinou que os peritos voltassem ao trabalho presencial. A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) se posicionou contra esse retorno e acionou a Justiça. A associação argumentou que as agências do INSS, reabertas depois do fechamento em razão da pandemia do novo coronavírus, ainda não cumprem as especificações de segurança sanitária.

A decisão do ministro foi emitida nesta sexta-feira (25) e atende a um pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Deve ser analisada pelos outros ministros do tribunal na sessão marcada para quarta-feira (30).

O prazo do INSS para apresentar o protocolo começa na segunda-feira (28) e vai até a sexta (2) da próxima semana.

Segundo o ministro, o ideal seria que os serviços periciais fossem realizados com a presença física, mas isso ainda não é totalmente possível, apesar das tentativas do INSS de reabrir as agências.

“Como não é possível o retorno de 100% das perícias presenciais, é necessário que sejam verificadas, por ora, alternativas para minimizar os transtornos dessa paralisação para a população brasileira mais vulnerável”, afirmou o ministro Bruno Dantas na decisão.

Nesta quinta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou decisão da Justiça Federal do Distrito Federal que havia dispensado os peritos médicos de retornarem ao trabalho presencial.

Enquanto o governo e a categoria dos peritos travam uma queda de braço, o país tem cerca de 1,5 milhão de processos na fila do INSS, dos quais quase 800 mil aguardam perícia médica. O INSS tem 3,5 mil peritos, mas nem todas as agências estão liberadas para o retorno desses profissionais – e parte deve seguir em trabalho remoto.

G1
11:45:02

Uma resposta

  1. Perícia por telemedicina. Faz me rir! Como um médico vai testar por exemplo a visão, de uma pessoa que está pedindo auxilio doença por perda de visão, sem fazer uma perícia presencial?
    Só no Brasil uma farra dessa com dinheiro público endossada pela justiça!
    Muitas pessoas que usam de má fé conseguem enganar os médicos presencialmente imagine por “teleconsulta”. Além do mais, uma grande parte dos médicos peritos que se recusam a trabalhar estão com seus consultórios a todo vapor, e ganhando do INSS sem trabalhar!

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a