PF cumpre 25 mandados de busca em 74ª fase da Lava Jato

Início » Blog » PF cumpre 25 mandados de busca em 74ª fase da Lava Jato

A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (10) a 74ª fase da operação Lava Jato, batizada de Disfarces de Mamon. O objetivo da ação é aprofundar as investigações de um esquema de operações de câmbio comercial superfaturadas contratadas pela Petrobras com o Banco Paulista SA.

A instituição financeira teria intermediado operações que equivalem a R$ 7,7 bilhões de 2008 a 2011.

O MPF (Ministério Público Federal) afirma que três executivos do Banco Paulista são alvos de busca em São Paulo e outras cinco pessoas ligadas às empresas utilizadas no esquema no Rio de Janeiro.

Além de três funcionários que trabalharam à época na gerência de câmbio da Petrobras, também são alvos das medidas cautelares quatro de seus familiares, sob os quais recaem suspeitas de participação na dissimulação e na ocultação das variações patrimoniais a descoberto, por meio de empréstimos e doações ideologicamente falsos.

As autoridades cumprem 25 mandados de busca e apreensão, sendo seis em São Paulo (SP), três em Teresopolis (RJ) e 16 no Rio de Janeiro (RJ).

A Justiça determinou o bloqueio de até R$ 97.965.000 em contas dos investigados no Brasil e no exterior.

Segundo as investigações, “o esquema consistiria em sobretaxar as operações acima dos valores de mercado para inflar o spread (lucro) do banco, mediante possível pagamento de propina para operadores da empresa pública a ser dividida com empregados da instituição financeira, paga em troca do direcionamento dos negócios cambiais para o referido banco. Estima-se que o prejuízo para os cofres públicos pode chegar a mais de 18 milhões de dólares”.

R7
09:45:20

Uma resposta

  1. Lava Jato é uma organização criminosa e isso já foi deveras provado! Nenhuma operação dessa organização merece credibilidade nenhuma mesmo nem aquelas que atingem nossos adversários e inimigos! Lava Jato usa o sistema judicial para praticar perseguição e age por interesses escusos! A tática da Lava Jato é emplacar seu candidato – Sergio Moro é criminalizar a politica! Como no Brasil, Juízes e procuradores que são tão corruptos quanto muitos políticos, não são investigados! A Força-Tarefa quer passar a impressão de que eles devem administrar o país! A Lava Jato é a verdadeira (ORCRIM) Organização Criminosa e isso já foi provado!!!

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a