Itália recebe primeiras doses de vacina da Moderna

Início » Blog » Itália recebe primeiras doses de vacina da Moderna

A Itália recebeu nesta terça-feira (12) o primeiro carregamento de doses da vacina anti-Covid do laboratório americano Moderna, que foi aprovada para uso emergencial na União Europeia na semana passada.

A carga com 47 mil unidades do imunizante chegou ao Instituto Superior da Saúde (ISS), em Roma, por volta de meio-dia (horário local) e será distribuída para os governos regionais, que são os responsáveis pela campanha de vacinação.

O carregamento havia partido da Bélgica e foi escoltado durante todo o caminho, primeiro por seguranças particulares e, após cruzar a fronteira italiana, pela Arma dos Carabineiros. A Itália tem direito a 21,536 milhões de doses da vacina da Moderna por meio de um contrato firmado pela Comissão Europeia.

O imunizante tem eficácia de 94,1% e usa a inovadora tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), sequência genética sintética que codifica a proteína spike, espécie de “casca de espinhos” utilizada pelo coronavírus Sars-CoV-2 para atacar as células humanas.

Ao entrar no organismo, esse mRNA instrui as células a produzirem a proteína, que será reconhecida como agente invasor pelo sistema imunológico e combatida com anticorpos que, mais tarde, servirão para enfrentar uma eventual infecção pelo novo coronavírus.

Ansa
10:50:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a