Governo do Estado avalia mudança do nome do Morro do Diabo para Parque Estadual Onça-Pintada

Início » Blog » Governo do Estado avalia mudança do nome do Morro do Diabo para Parque Estadual Onça-Pintada

O governo do Estado de São Paulo avalia a possibilidade de trocar o nome do Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP), para Parque Estadual Onça-Pintada.

De acordo com as informações repassadas ao G1 pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, a proposta de alteração na denominação do parque está entre as ações do Programa de Desenvolvimento da Região do Pontal do Paranapanema, o Pontal 2030, que foi oficialmente lançado nesta terça-feira (9).

No entanto, segundo a pasta estadual, a ideia está sendo debatida pelas áreas técnicas do Governo de São Paulo e demais órgãos correlatos.

“Desta forma, não há ainda uma data para oficializar esta alteração”, esclareceu a secretaria.

“Entre as ações que abarca o Programa de Desenvolvimento da Região do Pontal do Paranapanema – Pontal 2030, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, existe a proposta de substituir o nome Parque Estadual Morro do Diabo por Parque Estadual Onça-Pintada. A ideia está sendo debatida pelas áreas técnicas do Governo de São Paulo e demais órgãos correlatos. Desta forma, não há ainda uma data para oficializar esta alteração”, informou a pasta estadual em nota ao G1.

G1 perguntou à Secretaria de Desenvolvimento Regional qual a justificativa para a denominação de “Onça-Pintada”, mas a pasta respondeu apenas que “a ideia está sendo debatida pelas áreas técnicas do Governo de São Paulo”.

O felino já foi visto no Morro do Diabo. O animal é considerado o maior felino do continente americano e o terceiro maior do mundo, atrás apenas do tigre e do leão. A Fundação Florestal, que administra o parque, estima a existência de 15 a 20 onças-pintadas no local, uma população considerada pequena para uma espécie que é “extremamente ameaçada de extinção”.

Em janeiro do ano passado, dois vigilantes que trabalhavam na segurança do Morro do Diabo flagraram uma onça-pintada às margens do Rio Paranapanema, que fica na divisa entre os estados de São Paulo e do Paraná.

G1/Prudente
15:20:02

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a