Confirmado: Sorrir faz Bem para sua Saúde Mental!

Sempre ouvimos falar do poder de um sorriso. Mas isso parece algo apenas poético, já que sorrir significa que estamos psicologicamente bem e agrada às pessoas ao nosso redor.

É também de se supor que, se sorrimos, estamos felizes, e não é segredo pra ninguém que essa sensação de bem-estar tem influência positiva na saúde de uma forma geral.

Só que uma nova pesquisa acaba de descobrir que mesmo um sorriso “forçado” tem impactos positivos na nossa mente. Trata-se de algo até estranho à primeira vista, pois sempre associamos os benefícios do sorriso ao estado mental que nos encontramos, e não o contrário…

Será que além de sorrirmos por estamos felizes, o inverso também é verdadeiro? Ficamos felizes pelo simples fato de sorrir? Olha, sei que talvez essa história esteja começando a ficar confusa, mas prometo que você vai entender. É só me acompanhar um pouco mais…

Sim, sorrir faz bem!

Para que você entenda melhor, vou lhe explicar como foi feita a pesquisa citada. Os pesquisadores University of South Australia reuniram alguns voluntários para testar o impacto do sorriso em suas mentes.

Mas é aqui que está o ponto interessante do estudo: o sorriso, nesse caso, não era gerado por alguma emoção. Os participantes não ouviram nenhuma piada ou presenciaram alguma situação que os fizessem sorrir. Eles foram orientados a darem um “sorriso falso” …

Eles colocaram uma caneta na boca, de forma que os músculos da face simulassem um sorriso. E o que os pesquisadores concluíram foi algo muito curioso: essa ação, ainda que não tivesse estímulo emocional, aumentou o estado de positividade da mente!

Resumindo, a atividade muscular facial não alterou só o reconhecimento das expressões faciais, mas também das expressões corporais, com ambas gerando emoções mais positivas. O segredo, segundo o Dr. Marmolejo-Ramos, autor do estudo, é ainda mais profundo do que se imagina:

“Em nossa pesquisa, descobrimos que, quando você pratica o sorriso com força, estimula a amígdala – o centro emocional do cérebro – que libera neurotransmissores para estimular um estado emocionalmente positivo.

Para a saúde mental, isso tem implicações interessantes. Se pudermos enganar o cérebro para que perceba os estímulos como ‘felizes’, então podemos usar esse mecanismo para ajudar a melhorar a saúde mental.”

Sorria e tenha mais saúde!

Não é a primeira vez que as pesquisas mostram os benefícios do sorriso. Conforme já comentei por aqui, um estudo de 2012 mostrou que pessoas que sorriam mais tinham menos estresse e menor taxa cardíaca do que as que não sorriam. Então, se você quer mais saúde física e mental, sorrir é um bom conselho.

A boa notícia é que não é algo difícil de se conseguir. Veja algumas dicas, especialmente para esse momento de pandemia em que muitos estão mais preocupados e menos propensos a sorrisos:

1 – Mantenha contato com amigos ou entes queridos. Boas companhias podem ajudá-lo a passar momentos de boas risadas, ou pelo menos lembrar de fatos que lhe façam sorrir. Isso pode ser feito até mesmo à distância, usando a tecnologia a seu favor!

2 – Procure passatempos que lhe façam sorrir. Há várias opções de filmes, livros e atividades divertidas que você pode fazer em casa. Use-os para estimular a alegria e um sorriso natural.

– Como última opção, você pode até fazer como na pesquisa e “forçar” um sorriso. Ele poderá estimular uma resposta mental positiva. Não custa nada tentar!

4 – Por fim, muito cuidado com remédios que prometem ajudar o seu humor. Eles podem ter efeitos colaterais indesejados, como já comentei anteriormente. Clique aqui para conferir este post, onde também dou algumas dicas naturais para lhe animar.

Nada pode ser melhor do que a felicidade natural. Cultive-a, pois as pesquisas são claras em demonstrar que ser feliz é fator determinante para uma Supersaúde!

14:00:02

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: