Atirador de Christchurch é acusado formalmente de terrorismo

Início » Blog » Atirador de Christchurch é acusado formalmente de terrorismo
A acusação formal de terrorismo contra Brento Tarrant será adicionada às 51 acusações de assassinato e 40 de tentativa de assassinato pelo massacre de 15 de março – AFP/Arquivos

O homem acusado por matar 51 muçulmanos nos atentados contra duas mesquitas na cidade neozelandesa de Christchurch foi formalmente acusado de terrorismo nesta terça-feira, anunciou a polícia.

“Apresentamos a acusação de participação em um atentado terrorista contra Brenton Tarrant”, afirmou a polícia da Nova Zelândia.

O indiciamento será adicionado às 51 acusações de assassinato e 40 de tentativa de assassinato pelo massacre de 15 de março.

“A acusação alegará que cometeu um ato terrorista em Christchurch”, afirma a polícia em um comunicado.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, descreveu os fatos como um “atentado terrorista” planejado de maneira consciente no dia em que Tarrant, um supremacista branco, cometeu o massacre.

Mas até agora as acusações apresentadas contra o atirador não haviam chegado a tal ponto, porque a Lei de Repressão do Terrorismo da Nova Zelândia foi aprovada em 2002 e ainda não foi testada nos tribunais.

A polícia afirmou que a decisão de apresentar a acusação de terrorismo foi adotada após uma consulta a promotores e assessores jurídicos do governo.

Tarrant, um australiano de 28 anos, está em uma penitenciária de segurança máxima, onde é submetido a exames que devem decidir se é mentalmente apto para ser julgado.

AFP
11:00:03

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a