Você sabe como o Copo Stanley veio para o Brasil? Andrea Martins é a mulher por trás da febre

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Andrea Martins, presidente da PMI Worldwide na América Latina, Europa, África e Oriente Médio — Foto: Divulgação
Andrea Martins, presidente da PMI Worldwide na América Latina, Europa, África e Oriente Médio — Foto: Divulgação

Andrea Martins tinha 34 anos quando desembarcou no Equador para assumir a presidência da Kraft Foods no país, empresa que, até então, nunca tinha tido uma mulher no cargo. Sentada em uma mesa com mais sete executivos, ouviu de um deles: “Não imaginei que você pudesse ser tão novinha assim. O que você fez para chegar até aqui?” Depois do baque inicial, olhou para o tal diretor e falou: “Se você quiser, posso passar a tarde inteira te contando a minha trajetória. Aí você decide se valeu a pena ou não”. Enquanto narra o episódio, ela parece reviver a situação. “Fiquei mal uma semana, me senti violentada”, relembra.

Antes de ingressar no mundo corporativo, conforme conta, Andrea não tinha sentido nenhum tipo de barreira ligada a gênero. “Nunca precisei ser feminista porque nunca me vi diferente e nunca fui incentivada por ser diferente. Até viver essas situações reais”, diz. Em outra ocasião, não foi nem sequer considerada para uma posição à qual tinha total competência para se candidatar. “Fui vista como a menina lá da América Latina, sabe?”

Hoje, essa região do continente americano é somente uma das quatro que estão sob seu comando na posição de presidente da PMI Worldwide América Latina, Europa, Oriente Médio e África, empresa norte-americana líder mundial na fabricação, comercialização e soluções para alimentos e bebidas. Logo que assumiu o cargo, no fim de 2019, mostrou a que veio, trazendo para o Brasil o copo Stanley, produto premium da empresa criado 110 anos atrás.

Você pode nunca ter ouvido falar, mas é provável que já tenha visto por aí: o copo térmico se tornou queridinho nos últimos anos, pois sua tecnologia permite que a cerveja não esquente – e o café não esfrie.

“Eu tinha 16 anos de experiência na indústria alimentícia [Kraft Foods Equador, Mondelez, Camil Alimentos]. Olhei o portfólio da companhia e falei: “Vocês sabiam que o mercado brasileiro é o terceiro maior do mundo em cerveja, que a temperatura média no país é 30 graus e que os brasileiros só tomam cerveja gelada?”, conta. “Virou febre e crescemos 700% com o lançamento da marca na América Latina. O produto era muito pouco explorado aqui”, diz.

Segundo a executiva, no Brasil, o setor de produtos térmicos vendia de 30 milhões a 35 milhões de unidades ao ano e, hoje, esse número triplicou – além do copo Stanley, a marca fabrica a garrafa Aladdin, a número dois da marca. MC

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