O IBGE divulgou nesta quinta-feira, 20, a mais recente edição do levantamento Cempre – Cadastro Central de Empresas, referente ao ano de 2022.
O Cempre reúne informações cadastrais e econômicas das empresas e outras organizações presentes no território nacional, inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, e de suas respectivas unidades locais, baseadas na atividade econômica, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, combinadas a informações como número total de empresas e outras organizações; pessoal ocupado total; pessoal ocupado assalariado; salários e outras remunerações e salário médio mensal.
+ Funcionários são vigiados e demitidos nos EUA por simular trabalho no teclado e mouse
Conforme o levantamento, o Brasil reunia 9,4 milhões de empresas e outras organizações formais ativas, que ocuparam 63 milhões de pessoas em 31 de dezembro de 2022. Desse total de empresas, 6,6 milhões eram sem pessoal assalariado (69,6%) e 2,9 milhões com pessoas assalariadas (30,4%). Os não assalariados seriam os sócios e proprietários.
Com isso, destacam-se as empresas com 250 pessoas ou mais registradas como assalariadas, que totalizam 21.861 empresas no país, e concentram 54% dos empregados brasileiros e 69,3% dos salários. IstoÉ Dinheiro