Vigilância Epidemiológica confirma primeira morte causada por dengue no ano, em Álvares Machado

Início » Blog » Vigilância Epidemiológica confirma primeira morte causada por dengue no ano, em Álvares Machado

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou nesta segunda-feira (10) a primeira morte por dengue em 2025, em Álvares Machado (SP). A vítima foi uma idosa, de 65 anos, que já tinha comorbidades. O óbito estava em investigação, que foi concluída na sexta-feira (7).

De acordo com a Prefeitura, as ações de rotina foram intensificadas desde o início do ano, com bloqueio de focos, aplicação de veneno e a contratação de novos profissionais para reforçar as atividades de vigilância.

Além disso, continua a implementação do uso do “fumacê”, equipamento que realiza a pulverização de veneno de forma eficaz em áreas de risco, com o apoio de um carro, para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.

Ainda segundo a administração municipal, segue o processo de organização e treinamento da equipe para iniciar o uso da máquina.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração de todos os moradores no combate à dengue, com o cuidado contínuo para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. A população pode contar com o apoio da Vigilância Epidemiológica para informações e orientações sobre como prevenir a proliferação do Aedes aegypti.

Conforme o painel do governo do Estado de São Paulo, foram confirmadas, até o momento, sete mortes provocadas pela dengue, neste ano, no Oeste Paulista:

quatro em Presidente Prudente (SP),
duas em Alfredo Marcondes (SP) e
uma em Álvares Machado.

G1/Prudente

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1