
Esta é uma foto histórica que retrata a equipe que transmitiu os Jogos Regionais de 1984, sediados em Presidente Venceslau. Na imagem, estão em pé: Élcio Jr. (Olha o tamanho!), José Roberto Oliva, Clóvis Moré, Toninho Moré, Walter Camargo e Carlos Cota. Agachados: Osmar Pacito Júnior, Luizinho Travolta, Homero Ferreira, Paulo Francis e Orlando César (conhecido como Lance).
Essa imagem representa o que foi o rádio por muitos anos em Presidente Venceslau. Sob a orientação do querido professor Clóvis Moré (meu irmão), todos esses destacados radialistas foram formados por ele, com exceção de Homero Ferreira, que já era uma figura proeminente no rádio e no jornalismo de Presidente Prudente naquela época.
Cada um desses personagens tem uma trajetória marcante tanto na vida pessoal quanto no rádio, todas ligadas à história de Presidente Venceslau.
ÉLCIO JÚNIOR iniciou sua carreira no rádio naquela época, recomendado pelo amigo Edaízo Bezerra (Dai) da Vila Sumaré ao Luizinho Travolta. Começou como aprendiz de operador de áudio e logo se tornou um membro efetivo da equipe. Com o tempo, expandiu suas habilidades para redação, locução e reportagem, tornando-se uma das vozes mais emblemáticas que comandou por anos os principais programas de notícias das Rádios Presidente Venceslau e Jovem Som FM, como o Jornal K-502 e Dez Minutos. Hoje, é um advogado respeitado na cidade.
JOSÉ ROBERTO DANTAS OLIVA ingressou na Rádio Presidente Venceslau como porteiro, como ele próprio relata em seu livro “Entrelinhas”, terceira Coletânea das antologias lançadas pela Academia Venceslauense de Letras, página 73. Demonstrou-se um excelente radialista, passando pela locução, apresentação de jornais e reportagens. Mais tarde, envolveu-se no jornalismo, trabalhando no Jornal O Estado de São Paulo e dirigindo por muitos anos o Jornal Integração de Presidente Venceslau. Formou-se em Direito e tornou-se Juiz do Trabalho, onde se aposentou.
CLÓVIS LUQUESI MORÉ foi o mentor de todos na profissão. Ingressou na Rádio Presidente Venceslau quando jovem e foi fundamental para o desenvolvimento do rádio na cidade e região, além de ser um dos fundadores da Rádio Jovem Som FM. Radialista e jornalista, era professor universitário na área de finanças e tornou-se um renomado criador de gado de raça, com três títulos de campeão nacional de Nelore Mocho em Uberaba. Faleceu em 18 de maio de 2021, aos 73 anos de idade.
ANTONIO CARLOS MORÉ, conhecido como Toninho Moré, é o autor deste relato. Sou economista, radialista, fotógrafo, jornalista e blogueiro. Iniciei minha carreira no rádio em 1974 e fui um dos fundadores da Rádio Jovem Som FM, atuando como gerente de 1981 a 2017. Também gerenciei a Rádio Presidente Venceslau AM por muitos anos. Ao longo dos anos, desempenhei diversas funções no rádio e trabalhei como jornalista em veículos como o Jornal Integração, Oeste Notícias e O Imparcial. Também fui o criador da revista Radar, publicada por 11 anos, e sou proprietário deste blog.
WALTER CAMARGO era apaixonado por esportes e um companheiro incansável. Destacou-se nas equipes esportivas da Rádio Presidente Venceslau por muitos anos como comentarista e apresentador de programas esportivos, além de participar da cobertura das eleições. Infelizmente, já faleceu.
CARLOS COTA, locutor da Rádio Presidente Venceslau, teve um papel importante nos Jogos Regionais como narrador, inclusive em eventos realizados no antigo Campo da Sociedade Esportiva Mariana. Mudou-se para Assis, onde se aposentou trabalhando na administração hospitalar.
OSMAR PACITO JÚNIOR, filho do lendário radialista Osmar Pacito, destacou-se como excelente locutor de estúdio e passou por várias emissoras importantes da região. Nos Jogos Regionais, atuou como âncora e narrador de esportes como Tênis de Mesa e Xadrez.
LUIS CARLOS SOARES, conhecido como “Luizinho Travolta”, começou como operador de áudio na Rádio Presidente Venceslau e depois tornou-se locutor na Rádio Jovem Som FM. Além de trabalhar como DJ, foi uma sensação nos primórdios da emissora. Atualmente, trabalha como locutor de estúdio em uma emissora de Presidente Epitácio.
HOMERO FERREIRA é um dos grandes nomes do jornalismo regional, atuando principalmente em Presidente Prudente. Trabalhou como locutor e jornalista em rádios e jornais locais e é professor universitário em Comunicação Social na Unoeste. Demonstrou interesse na narração esportiva durante os Jogos Regionais em Presidente Venceslau.
PAULO FRANCIS ingressou jovem na Rádio como redator de notícias e apresentador do jornal K-502. Além de jornalista e colunista em jornais de Presidente Venceslau, é funcionário público estadual.
ORLANDO CÉSAR (Lance) ingressou na Rádio Jovem Som FM quando jovem como locutor. Mudou-se para Campinas, onde atualmente trabalha em uma empresa ligada à produção da Rede Globo de Televisão, atuando como diretor de eventos esportivos, entre eles a corrida de São Silvestre em São Paulo e Meia Maratona do Rio de Janeiro.
Este breve relato histórico destaca as atividades de cada um dos indivíduos presentes na foto.
Sobre o evento, posso afirmar que foi uma das experiências profissionais mais significativas para cada um desses amigos. A proposta de trabalho consistia em realizar uma cobertura abrangente, garantindo a transmissão de todas as competições por meio da programação das duas rádios, alternando entre elas de maneira integrada. O evento foi tão marcante para este grupo que José Roberto Oliva, também atuando no Jornal Integração, elaborou boletins diários sobre os jogos. Narramos todos os acontecimentos, e a avaliação final foi extremamente positiva, com o reconhecimento elogioso da imprensa de toda a região. AMN/TM