A Justiça de São Paulo aprovou o pedido de recuperação judicial da Unigel, uma das maiores empresas petroquímicas do país, com dívida de R$ 3,8 bilhões. O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, da 2ª Vara de Falências, acatou a solicitação na quinta-feira (9). A companhia havia encerrado um processo de recuperação extrajudicial há apenas oito meses.
A Unigel atribui a nova crise à queda dos spreads internacionais de produtos químicos, ao excesso de oferta global causado pela expansão da produção chinesa e ao aumento do custo das matérias-primas. Também menciona atrasos em financiamentos e falhas nas premissas econômicas previstas na recuperação anterior.
Com fluxo de caixa negativo e dívidas com fornecedores, a empresa tenta manter o foco na conclusão da fábrica de ácido sulfúrico em Camaçari (BA), avaliada em US$ 135 milhões, que deve começar a operar em janeiro de 2026. A expectativa é que a unidade ajude a recompor o caixa.
Desde 2023, a Unigel enfrenta dificuldades agravadas pelo alto custo do gás natural, que inviabilizou suas plantas de amônia arrendadas da Petrobras. Também suspendeu a produção de acrílicos e engavetou o projeto de hidrogênio verde na Europa. Hoje, toda a receita da companhia vem da produção de plásticos.











