UE abre investigação sobre desinformação na rede X (antigo Twitter)

Início » Blog » UE abre investigação sobre desinformação na rede X (antigo Twitter)

A Comissão Europeia (braço executivo da União Europeia), anunciou, a abertura de uma investigação sobre a difusão de desinformação e conteúdo violento na rede X, antigo Twitter, relacionados com a guerra entre Israel e o movimento islamita palestino Hamas.

Em um comunicado, a Comissão Europeia informou que investiga a conformidade do X com a nova Lei de Serviços Digitais, que regula a atuação das plataformas no bloco.

A nota menciona a recepção de indícios “relativos à suposta transmissão de conteúdo ilícito” no X depois do ataque do Hamas em território israelense no sábado.

Assim, a Comissão apresentou formalmente ao X um documento de 40 páginas que contém perguntas específicas sobre o funcionamento da plataforma.

Com estas ferramentas, a Comissão se propõe a determinar se o X permitiu a disseminação de desinformação sobre o ocorrido no sábado em território israelense.

Segundo o comunicado, a Comissão tem agora atribuições legais “para exigir mais informações ao X, para verificar a implementação correta” da Lei de Serviços Digitais. AFP

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a