Trump vence a 1ª prévia republicana em estado-chave

Início » Blog » Trump vence a 1ª prévia republicana em estado-chave

A primeira competição não foi nenhuma competição. O ex-presidente Donald Trump foi o vencedor na convenção política de Iowa em uma reviravolta na noite de segunda-feira, confirmando sua posição como o favorito para a indicação republicana de 2024.

Com mais de 95% dos votos contados, Trump tem 51% de apoio, maior percentual já obtido em uma disputa do partido, à frente dos 41% obtidos por George W. Bush em 2000, dono do recorde anterior. A distância para DeSantis, que teve 21,2% dos votos, foi de praticamente 30 pontos percentuais, outro número inédito.

Trump, de 77 anos, estava a caminho de registrar a maior margem de vitória na história moderna da convenção política do Partido Republicano em Iowa , que remonta a 1976, e se tornar o primeiro candidato republicano a obter mais de 50% de apoio em uma convenção política contestada.

A projeção antecipada de uma vitória de Trump, que aconteceu depois do início das reuniões do caucus, mas antes de muitos votos reais terem sido emitidos, enfureceu o campo de DeSantis, que acusou a imprensa de influenciar indevidamente o resultado.

“Falei diante de [aproximadamente] 400 habitantes de Iowa hoje em um caucus e DeSantis venceu”, escreveu o gerente de campanha do governador da Flórida, James Uthmeier, no X. “No entanto, eles estavam recebendo alertas de notícias de uma ‘vitória de Trump’ antes da conclusão dos discursos.

“A mídia quer manchar este processo e isso é triste para a América. Acordem todos.

A margem de vitória de Trump é um grande golpe para DeSantis, que investiu pesadamente numa operação de terreno que não conseguiu superar a popularidade do ex-presidente entre os eleitores de Iowa, especialmente depois de ter sido atingido por quatro acusações criminais a partir de março do ano passado.

Essa popularidade reflectiu-se num inquérito pré-caucus da AP-NORC a mais de 1.500 republicanos do Iowa, muitos dos quais estão dispostos a agitar novamente as coisas em Washington – com 88% dizendo que queriam uma “mudança substancial” na forma como os EUA estão sob controle ou “revolta total”. IstoÉ

 

Agropecuária-COnfiança-1