Três jornalistas sequestrados no sul do México são libertados

Início » Blog » Três jornalistas sequestrados no sul do México são libertados

Três jornalistas sequestrados no estado mexicano de Guerrero (sul) foram libertados, informou neste sábado (26) a procuradoria-geral do local, atingido pela violência ligada ao crime organizado.

Os repórteres Silvia Nayssa Arce, Alberto Sánchez e Marco Antonio Toledo foram libertados graças ao “reforço das operações de busca e ao envio de autoridades estaduais e federais”, informou a procuradoria de Guerrero em um comunicado.

A libertação dos jornalistas “foi confirmada depois que esta instituição de aplicação da lei obteve provas de vida e o comparecimento das vítimas perante o Ministério Público correspondente”, acrescenta o boletim. O México é considerado um dos países mais perigosos do mundo para a prática do jornalismo, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Ainda no dia 16 de novembro, o fotojornalista do El Heraldo de Juárez, Ismael Villagómez, foi morto a tiros na cidade fronteiriça de Ciudad Juárez (norte). Até o momento há três pessoas presas pelo homicídio.

Pelo menos outros cinco jornalistas foram assassinados no México em 2023, segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). As autoridades investigam se estes fatos estão relacionados com o seu trabalho informativo. AFP

 

Agropecuária-COnfiança-1