Terceiro comboio de ajuda humanitária entra em Gaza

Início » Blog » Terceiro comboio de ajuda humanitária entra em Gaza
Gaza tem recebido ajuda humanitária de diversos países (Crédito: AFP)

Caminhões de transporte de combustível puderam entrar na Faixa de Gaza neste domingo pela primeira vez desde o início da guerra entre Israel e o Hamas. A entrada de 17 caminhões com ajuda humanitária é a segunda operação desse tipo, após 20 outros caminhões chegarem ao enclave neste sábado.

Jornalistas no posto de fronteira na cidade de Rafah, entre o território palestino e o Egito, confirmaram a passagem de ao menos seis caminhões-tanque em meio ao comboio. Autoridades palestinas confirmaram que esse veículos transportavam combustíveis.

O diretor da agência da ONU para o auxílio a refugiados palestinos, Philippe Lazzarini, havia alertado que os estoques de combustíveis em Gaza se esgotariam dentro de três dias. “Sem combustíveis, não haverá ajuda humanitária”, afirmou.

A ONU vinha alertando que hospitais e outros serviços essenciais no território palestino precisavam urgentemente de combustíveis para os geradores de energia, uma vez que Israel interrompeu o abastecimento de eletricidade no início do conflito, além de impedir o envio de água, alimentos e medicamentos ao enclave.

A entidade calcula que em torno de 100 caminhões de ajuda por dia seriam necessários para suprir as necessidade dos mais de 2 milhões de habitantes da Faixa de Gaza, em meio a uma situação humanitária catastrófica.

Neste sábado, o Ministério da Saúde da Palestina havia feito um apelo para que postos de gasolina e pessoas que possuem estoques pessoais de combustíveis fizessem doações com urgência para os hospitais, temendo pela vida de feridos e doentes. DEUTSCHE WELLE

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a