
A Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) anunciou neste mês mais R$ 170 milhões em investimentos para obras de climatização em escolas da rede estadual. O novo pacote prevê intervenções em 446 unidades, com prioridade para regiões de temperaturas mais elevadas no Estado. Na região de Presidente Prudente, a previsão de investimento é de R$ 8,5 milhões.
A climatização se tornou uma das principais frentes de infraestrutura da atual gestão, que assumiu em 2023 com cerca de 10 unidades totalmente climatizadas na rede estadual. A Seduc-SP já investiu cerca de R$ 400 milhões na área e conta atualmente com 1.056 escolas 100% contempladas. No oeste paulista, 71 unidades estão 100% climatizadas.
O total de recursos para a climatização de escolas chegou a R$ 570 milhões. “Estamos fazendo uma verdadeira revolução nesse sentido a fim de dar conforto térmico para nossos estudantes, professores e toda a comunidade escolar”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.
Com as novas obras anunciadas, a rede deve alcançar cerca de 1.500 unidades climatizadas das 5 mil escolas estaduais paulistas.
Execução do projeto
Segundo Fabrício Moura Moreira, presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), responsável pelas obras da Seduc-SP, a execução do projeto se dá em três etapas: a adaptação da infraestrutura elétrica das escolas, a instalação dos aparelhos de climatização e a ligação da energia por parte das concessionárias de energia elétrica.
O investimento integra um pacote de obras nas escolas da rede estadual, que soma R$ 3,3 bilhões em 7.114 intervenções concluídas nos últimos 40 meses, início da atual gestão. As obras de infraestrutura incluem reformas de quadras esportivas, cozinhas, refeitórios e salas de aula que atendem estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além da recuperação de fachadas e telhados, melhorias de acessibilidade e a implantação de climatização nas unidades. O Imparcial















