Senador americano é acusado de corrupção

Início » Blog » Senador americano é acusado de corrupção

O senador americano Bob Menéndez, chefe do poderoso Comitê de Relações Exteriores, foi acusado de corrupção – na segunda ação contra o democrata em menos de dez dias, anunciou, nesta sexta-feira (22), o promotor federal de Nova York.

Segundo o promotor Damian Williams, o influente senador aceitou “centenas de milhares de dólares” em propinas de três moradores de Nova Jersey entre 2018 e 2022 para que usasse “seu poder e influência para proteger e enriquecer a estes empresários e apoiar o governo egípcio”.

Sua esposa, Nadine Menéndez, também foi acusada deste suposto crime. O FBI, polícia federal americana, encontrou na casa do casal “maços de notas enfiados nos bolsos de seu casaco”, três quilos de “lingotes de ouro” e um carro de luxo, itens “que faziam parte da fraude”, detalhou o promotor.

O senador questionou energicamente as acusações. “Durante anos, atores nos bastidores têm tentado me silenciar e enterrar politicamente”, denunciou o senador em uma nota à imprensa. Menéndez, de 69 anos, de ascendência cubana e nascido em Nova York, é um veterano da política de Washington.

Legislador democrata por Nova Jersey na Câmara dos Representantes entre 1993 e 2006, e em seguida senador, é uma das vozes mais influentes em questões diplomáticas na capital americana. Menéndez já teve problemas com a justiça federal: foi acusado de corrupção em 2015, mas seu julgamento, quase concluído em 2017, foi cancelado por falta de um veredicto unânime dos membros do júri. AFP

Agropecuária-COnfiança-1
bdacc542-04d3-4802-82a7-536288efbb5a