Segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos deixa a Faixa de Gaza

Início » Blog » Segundo grupo de brasileiros e parentes palestinos deixa a Faixa de Gaza

O governo do Brasil conseguiu retirar da Faixa de Gaza neste sábado (9) a segundo leva de brasileiros e parentes palestinos que estavam no território. O grupo, formado em maioria por palestinos (leia mais abaixo), foi autorizado a cruzar a fronteira da cidade de Rafah, entre o sul de Gaza e o Egito.

Segundo o Itamaraty, este segundo grupo é composto 47 pessoas. A lista oficial tinha mais de cem nomes, mas 24 nomes não foram autorizados por Israel e o Egito – os dois países revistam e autorizam a saída de todos os nomes propostos pelas embaixadas de países com cidadãos na Faixa de Gaza.

O governo brasileiro não havia informado os motivos para a denegação da saída dos 24 nomes. Entre eles, sete têm cidadania brasileira. Os demais desistiram de se unir ao grupo.

No fim da tarde deste sábado, os 47 resgatados estavam sendo levados ao Cairo, de onde voarão ao Brasil em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou esta manhã da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, disse que eles deixaram o território nesta manhã, após mais de dois meses de conflitos entre Israel e o Hamas. Em novembro, dias antes de os primeiros brasileiros serem autorizados a sair de Gaza, Candeas revelou ao g1 que a Embaixada já trabalhava com uma segunda lista.

Como adiantado por Candeas, o grupo tem mais palestinos que brasileiros, já que muitos são parentes de pessoas que deixaram o território na primeira leva. g1

 

Blog no YouTube
Agência Moré de Notícias